Lado a lado: Marc Márquez x Sebastian Vettel

Fenômenos de talento e de precocidade, Marc Márquez e Sebastian Vettel quebram recordes na MotoGP e na F1 desde seus primeiros dias nas categorias e caminham para alcançar as impressionantes marcas atingidas pelos multicampeões Valentino Rossi e Michael Schumacher

GABRIEL CURTY, de São Paulo, com arte de BRUNO MANTOVANI


Sebastian Vettel e Marc Márquez são dois dos maiores nomes do mundo da velocidade nos dias de hoje. Ainda jovens, estão rompendo barreiras e quebrando recordes atrás de recordes. Notavelmente talentosos, o alemão e o espanhol ganham ainda mais destaque quando paramos para analisar seus precoces feitos.

Vettel, na F1, foi o mais jovem a: marcar pontos (19 — superado por Daniil Kvyat no início de 2014); ser vice-campeão (22), ser campeão (23), bicampeão (24), tricampeão (25) e tetracampeão (26); participar de um treino livre (19); liderar uma corrida (20); cravar uma pole e vencer uma prova na principal categoria do automobilismo mundial (21).

Recorde negativo: Vettel também recebeu a punição mais rápida da carreira de um piloto de F1 — seis segundos após iniciar sua trajetória como terceiro piloto da Sauber, nos treinos livres para o GP da Turquia de 2007.

Márquez, na MotoGP, foi o mais jovem a: cravar uma pole, vencer uma corrida, fazer a volta mais rápida de uma prova e vencer um campeonato (20); piloto mais jovem a vencer cinco, seis, sete, oito e nove corridas seguidas (21).

Recorde negativo — Márquez também protagonizou o acidente em velocidade mais alta da história da MotoGP: 336 km/h, no segundo treino livre em Mugello.



Vettel x Schumacher

Com o espetacular rendimento de Vettel nas últimas quatro temporadas, em seu tetracampeonato pela Red Bull, a comparação de ‘Seb’ com o heptacampeão Michael Schumacher acaba sendo inevitável. E os números comprovam isto. Vettel tem marcas muito parecidas com as de Schumacher, podendo superar, no futuro, aquele que foi seu ídolo de infância.





Márquez x Rossi

Na MotoGP, a comparação do fenomenal Márquez com a lenda Valentino Rossi também já está sendo feita. Vencedor de todas as provas da primeira metade da temporada 2014, o espanhol alcançou números sensacionais, vencendo mais da metade das provas que disputou na principal categoria da motovelocidade. Apesar de ainda ter números absolutos bem menores que os do italiano, a primeira projeção aponta que, caso mantenha o ritmo, Márquez vai superar os recordes de vitórias, poles e voltas mais rápidas de Rossi já em 2017.