Edição 38
Maio/2013

Editorial: Volta por cima

Felipe Massa e Jaime Melo Jr. vivem momentos distintos entre si, mas que apontam para um mesmo objetivo: a volta por cima na vida, dentro ou fora das pistas.

FERNANDO SILVA, de Sumaré
esporte é pródigo em proporcionar histórias de superação. São tantas que até renderiam bons filmes. Duas delas me vêm à mente de imediato quando penso em reações épicas: Ronaldo Fenômeno e, principalmente, Alessandro Zanardi. Pois em 2013, dois pilotos que têm suas respectivas carreiras marcadas por uma consistente trajetória na gloriosa Ferrari, vivem momentos distintos entre si, mas que apontam para o mesmo objetivo: a volta por cima na vida, dentro ou fora das pistas.

Felipe Massa teve seu pior início de temporada na carreira no ano passado. Voltando no tempo, vejo a tabela de pontos do Mundial de 2012 e os números estão lá: dois míseros pontos nas cinco primeiras corridas do campeonato. Tudo parecia mesmo culminar numa demissão por parte da Ferrari. As críticas eram duríssimas e vinham de todos os lados. Como um paredão, Felipe aguentou em pé o bombardeio, buscou ajuda psicológica e começou a reagir, ainda no ano passado, voltando a ser aquele piloto combativo e rápido que marcou sua epopeia pelo título em 2008.

Os dois pontos no começo da temporada passada ficaram mesmo no passado. Hoje, mais forte e cada vez mais prestigiado dentro de Maranello e pelo parceiro Fernando Alonso, Massa, mesmo sendo segundo piloto da Ferrari, vem conseguindo resultados significativos em comparação com 2012. Até o fechamento desta edição, o paulista de 32 anos somou 45 pontos, sendo o piloto que definitivamente mais evoluiu em relação a 2012. E, certamente, ainda há muito mais por vir.

A trajetória de Jaime Melo Jr. é tão ou até mais vitoriosa que a de Massa. Campeão da F3 Sul-americana e da F-3000 Europeia, o cascavelense brilhou também no GT e em corridas de resistência, sempre vestindo o macacão vermelho e ostentando o histórico Cavalinho Rampante da Ferrari. Seu ápice aconteceu entre 2008 e 2009, quando conquistou por duas vezes a vitória nas 24 Horas de Le Mans, a principal corrida do endurance mundial.

Mas a vida, essa matreira, costuma pregar umas peças vez em quando. Uma sequência de infortúnios, dentro e fora das pistas, afetou diretamente a carreira de Melo Jr., levando o piloto a entrar num estado depressivo por conta de tantos problemas. Depois de ter virado notícia, não por seus feitos no automobilismo, mas sim nas páginas policiais por uma ocorrência no fim de abril, Jaime tem a missão de se reerguer: primeiro, na vida como um todo. Depois, no automobilismo, algo que acaba vindo como consequência. É a nova corrida na vida de Jaime Melo Jr., como o leitor terá a chance de acompanhar na matéria de capa desta edição.

Os desafios da passagem de cada um de nós por este mundo estão aí o tempo todo. Nem sempre é fácil superá-los e ficar em pé. É natural do ser humano que haja um abatimento aqui e ali, por mais que nos imaginemos fortes e capazes de aguentar o tranco. Tomo por base, por exemplo, os próprios trabalhos na edição da WARM UP, que oferece ao mesmo tempo uma satisfação sem igual e um desafio constante de levar informação de qualidade ao leitor, cada vez mais carente de boas publicações sobre esporte a motor em geral. Entretanto, nem sempre é possível alcançar aquilo que se espera ou se planeja. Aí é normal que aconteça certo abatimento. Sentimento este que é logo tomado por outros tantos, de ânimo, motivação e superação para fazer novamente o melhor tão logo sejam discutidos os rumos da edição seguinte.

No fim das contas, a vida mostra que é assim mesmo. É um eterno cair, levantar e recomeçar. É a eterna busca pela volta por cima.

Expediente
 
REVISTA WARM UP
Projeto e Coordenação Editorial Bruno Mantovani
Ivan Capelli
Victor Martins
Editor-chefe Fernando Silva
Editores Fernando Silva
Victor Martins
Revisão Victor Martins
Repórteres Evelyn Guimarães
Felipe Giacomelli
Hugo Becker
Juliana Tesser
Renan do Couto
Victor Martins
Projeto gráfico e tecnológico Ivan Capelli
Direção de arte Bruno Mantovani
Assistente de arte Rodrigo Berton
Jornalista Responsável Victor Martins
(MTb 44.629)

AGÊNCIA WARM UP
Diretor-geral Flavio Gomes
Diretor-executivo Victor Martins
Editores Evelyn Guimarães
Fernando Silva
Repórteres Felipe Giacomelli
Hugo Becker
Juliana Tesser
Renan do Couto
A Revista Warm Up é uma publicação da Warm Up Informações Especializadas S/C Ltda.
Sede: Av. Paulista, 807, conj. 802,
São Paulo/SP, Brasil.
Fone: (11) 3284.2956
E-mail: revista@warmup.com.br
 

Comentários

 

 
 
 
Próxima matéria

Coletiva
Eles falam, a gente comenta
por Juliana Tesser